Dicas
COMO FIDELIZAR CLIENTES EM APENAS ALGUNS PASSOS RÁPIDOS
Sabia que manter clientes é muito mais barato do que adquirir novos? Isso faz sentido, avaliando que é muito mais rentável fidelizar os que já conhecem a sua loja, do que investir em divulgação para adquirir novos clientes.
Mas como fidelizá-los em meu estabelecimento?
Separei 2 estratégias comprovadas que poderão ajudar você a manter a satisfação dos seus consumidores e torná-los fiéis a sua loja.


1. Conheça bem o seu cliente
O primeiro passo para a fidelização é estar atento às características pessoais do seu consumidor: os seus hábitos, medos, anseios, o que ele valoriza e, em principal, como os seus produtos podem atender às suas necessidades e expectativas.
Uma boa maneira de saber isso é criando um cadastro dos clientes, cuidando para que sejam registrados, além de dados pessoais como nome, endereço e documentos, o histórico das negociações realizadas com o cliente, formas de pagamento e entrega.
Com todos esses dados na mão, você poderá oferecer os produtos certos com a abordagem mais adequada e ainda benefícios diferenciados, superando as expectativas do freguês.

2. Busque diferenciais
Em um mercado onde os produtos, as marcas e até os pontos de venda são bem semelhantes, você precisa se destacar dando condições diferenciadas, atribuindo valor ao seu produto e oferecendo algo a mais que a concorrência.
Hoje em dia as pessoas esperam bem mais que comprar, eles querem dados sobre o que eles estão comprando: a origem do produto, sua composição e processo de fabricação.
Eles também esperam um atendimento mais pessoal. Por exemplo, através do histórico de compras, você pode contatar o cliente quando tiver um produto que se adéque ao seu perfil. Se um cliente procurar um produto que não está disponível em estoque, avise-o quando chegar.
O importante é você descobrir os problemas individuais deles e se antecipar, dando as melhores soluções.
